terça-feira, 26 de maio de 2009

O QUE MOTIVA UMA PESSOA A COMPRAR UM CARRO?

Necessidade, preço, status ou desejo? Esta é a pergunta que toda indústria automobilística se faz antes de iniciar o desenvolvimento de um novo modelo até colocá-lo nas concessionárias, e que cabe ao designer automobilístico transformar em resposta na prática. Ele deve se basear em informações do mercado, através da análise das carências e necessidades do público alvo que não estão sendo adequadamente atendidas. O design contribui na elaboração de um produto esteticamente agradável, porém adequado às solicitações objetivas e subjetivas do consumidor final.

E o que este consumidor espera?

As mulheres encaram o automóvel sob um ponto de vista mais prático do que os homens, vendo-o muito mais como um meio de transporte destinado a atendê-las com conforto em suas necessidades de mobilidade diária, do que como símbolo de poder ou algo do gênero. Neste caso, grande visibilidade, número grande de porta-objetos, câmbio automático, opção de cores e acabamento e a facilidade de condução contam pontos a favor.
Conclusão: Compactabilidade, agilidade e economia, condução suave e simples são as características mais apreciadas.
Os homens encaram o automóvel como um símbolo de poder que sinaliza para as mulheres seu sucesso profissional. O automóvel para eles, é uma espécie de ferramenta de atração do sexo oposto, algo como um substituto dos atrativos utilizados por variadas espécies animais em seus jogos de conquista sexual.
Conclusão: Qualidade fundamental = Potência.

Estas foram as respostas encontradas também por algumas pesquisas realizadas em 2007, nos Estados Unidos. A primeira, conduzida pelo site About.com, a segunda pesquisa, publicada no site da revista norte-americana Forbes. Agora os designers estão caminhando para um convergência de interesses de consumo entre os dois sexos, e os carros atuais tendem a satisfazer ambos os consumidores.
Fonte: Revista Quatro Rodas